"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Ana Vitória representará a escola na 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Escola Santa Monica será representada pela aluna Ana Vitória de Castro Ribeiro na etapa estadual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.
A aluna foi selecionada por ter produzido um texto com o título “Como nos Velhos Tempos” na categoria “Memórias Literárias” em um evento de redação organizado na escola, pela professora de língua portuguesa Leliane de Vasconcelos Sacramenta.
A escola parabeniza a aluna pelo empenho e dedicação para chegar a esta conquista, e poder levar o nome de nossa Escola a tão importante evento.
A aluna Ana Vitória está cursando a 8ª Série na Turma F8MR01, Turno da Manhã.
Abaixo transcrevemos na íntegra a redação.

Como nos velhos tempos

Os momentos passam, as pessoas se vão, a vida muda o progresso aumenta. Minha infância foi em Breves-PA, onde nasci e vivi. De minha tão amada época só ficaram lembranças.
Minha casa era pequena, não existia energia elétrica, apenas uma lamparina de querosene, éramos pobres, mas vivíamos em um lar feliz apesar das dificuldades em até conseguir o que comer.

Sempre após a chuva minha mãe ia plantar na roça, eu a acompanhava levando a enxada para ajudar a capinar. Plantávamos um pouco de tudo: mandioca, macaxeira, cana-de-açúcar, etc. Depois da colheita fazíamos farinha de mandioca e era cansativo, pois requer muito esforço físico.
Mau via a hora de chegar o domingo, reunir os amigos, esquecer-se do mundo e brincar. Nossas brincadeiras eram simples, porém muito divertidas. Brincávamos de esconde-esconde, pular corda, pira-pega, de casinha e peteca. Meus pais não deixavam namorar, eles diziam que só poderia namorar com dezoito anos de idade e que não podia ir brincar com os  meninos sozinha, nem com meus próprios primos.
Na minha época a escola onde estudava ficava muito longe de casa, por isso tinha que ir de canoa, pois único modo de chegar até ela era pelo rio. Minha escola era de madeira, não tinha parede e nem banheiro, era coberta de palha, e quando chovia molhava tudo. Além disso, frequentar a Scola não era muito bom, se os alunos desobedecessem aos professores eram castigados, e levavam palmadas nas mãos, a famosa palmatória.
Lembranças que estavam adormecidas, aos poucos despertaram em mim como um filme.
A magia se mistura com a saudade e por um instante sinto como se ainda fosse criança, mas eis que um forte impulso me desperta. É a realidade que avisa “o passado não vai voltar”.
Vejo então que toda essa fantasia é fruto da imensa saudade.
Aluna Ana Vitória
Turma F8MR01

Turno: Manhã