"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Coral de Natal da Escola Santa Mônica

Durante a apresentação do Coral de Natal da Escola Santa Mônica, a Meninada do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, encantou o público presente quando cantaram e apresentaram e LIBRAS duas belas canções natalinas com o professor Rodrigo Moraes. Reviver esses cânticos proporciona muita emoção e provoca um sentimento de fraternidade em todos nós.
Os corais são artes seculares que fazem parte da nossa memória e história. No período de Natal, é muito comum encontrar apresentações com canções clássicas e inesquecíveis. Para manter acesa a chama do Natal.
Ah, o Natal… este dia regado de gente, sorrisos e afetos! Dia do Nascimento de Jesus
Parabéns aos meninos e meninas que representaram a escola na Igreja de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro.

VEJA O VÍDEO EM NOSSA GALERIA DE VÍDEOS
VEJA MAIS FOTOS EM NOSSA GALERIA DE FOTOS
OU CLIC AQUI

Agostinianos recoletos celebram aniversário da Recoleção

Em Breves os Freis Agostinianos, recordaram hoje  5 de dezembro, os 429 anos do nascimento da recoleção agostiniana em todo o mundo, em uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Ana, governada pelos Freis Agostinianos. Receberam o carinho dos Jovens Agostinianos, Grupo de Oração Mães Monica. Funcionários da Escola Santa Mônica (da ABEAR), fizeram uma homenagem agradecendo a presença agostiniana evangelizando e pela construção da escola onde se fundamenta a prática educacional nos valores cristãos, iluminada e inspirada na tradição da filosofia e espiritualidade agostiniana.

O “Dia da Recoleção” comemora a promulgação da ata do capítulo celebrado em Toledo, em 1588, em que são registrados os anseios do movimento de reforma apostando por uma vida mais austera e radical no seguimento evangélico.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Os Agostinianos Recoletos são filhos da Reforma Católica que aconteceu na segunda metade do século XVI. A origem dos Agostinianos Recoletos foi em dezembro de 1588, no seio da Província agostiniana de Castela, na Espanha, com o objetivo de instaurar um sistema de vida mais austero e resgatar assim o espírito da Regra de Santo Agostinho. O documento que descreve como será o estilo de vida destes frades reformados chama-se “Forma de Viver”.

Primeira Eucaristia das crianças da Escola - Ano 2017


Hoje na Missa das Crianças na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Alunos da Escola Santa Mônica que começaram a catequese no ano passado, receberam a Primeira Comunhão.

Como todos nós sabemos, a Primeira Comunhão trata-se do momento em que nos aproximamos da ceia do Senhor, recebendo Seu corpo e Seu sangue e permitindo que Jesus habite nosso coração. Mas você já parou para pensar na importância que essa ação tem na vida de uma criança?
Não raramente, as crianças começam a catequese sem ao menos saber rezar as orações tradicionais (Pai-Nosso, Ave-Maria…) que deveriam ser aprendidas em casa, pois a introdução de uma criança na vida religiosa começa na família. A catequese familiar é fundamental para que a catequese ministrada na Igreja não seja vazia, pois ela corre o risco de ser alicerçada sobre a areia: na primeira “balançada”, desmorona.
A ação do catequista na vida da criança deve ser transformadora. Durante a caminhada na catequese, ela deve sentir-se importante no processo de evangelização, sentir-se amada por Deus e também pelo catequista. Dessa forma, a criança vai absorvendo com mais facilidade o objetivo da catequese.
Às vezes a criança vem para a catequese necessitando de carinho, de atenção, de alguém que esteja disposto a escutá-la e a orientá-la sobre alguma dificuldade ou algum problema. E devemos estar de braços e coração abertos para recebê-las, pois, como disse Jesus: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a Mim, porque delas é o Reino dos Céus” (cf. Mt 19,14).

Escola participa da Feira do Livro em Breves

A Escola Santa Mônica participou do momento cultural da Feira do Livro, oportunidade em que  alunas do bloco de alfabetização, apresentaram em forma de dança a “Historia de uma Gata”, representando a escola.
O evento foi realizado na Praça do Operário, e teve como objetivo fomentar a promoção do livro e da leitura em espaços públicos, publicitar os escritores locais ora antes anônimos, bem como homenagear o jornalista e escritor Paulo Renato Bandeira, que contribuiu no campo da cultura brevense.

Tendo como objetivo principal, promover e facilitar o acesso ao livro e a leitura; proporcionar a comunidade momentos de aprendizagem e lazer; sensibilizar a população da importância e valorização dos livros distribuídos nas escolas; valorizar o trabalho literário dos escritores locais e suscitar o espírito literário na juventude brevense.

CLIQUE CONTINUAR PARA VER MAIS FOTOS

III Jogos Internos da Escola Santa Mônica




Com o objetivo de promover o desporto escolar, como também estabelecer uma maior integração entre alunos e professores, a Escola Santa Mônica, abriu seus “III jogos internos” tendo como tema a Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas Brasileiros em defesa da vida”
As competições envolvem equipes do ensino fundamental I e II, Integrando durante todo o evento alunos, servidores, e comunidade. As atividades serão coordenadas pelas professoras de Educação Física Marciely Moreira e Suely Miriam e contará com a colaboração de toda comunidade escolar.
Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitiva a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.
Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
(VEJA FOTOS NA GALERIA DE FOTOS)

Dia das Crianças no Mundo Mágico

Escola Santa Mônica comemora o Dia das Crianças, no mundo mágico do conto de fadas.
Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua tristeza é momentânea. De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um paraíso, mas a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo. Me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.

Feliz Dia das Crianças!
(VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE FOTOS OU CLIC AQUI)

PROJETO "ESCOLA VAI AO CIRCO"

(Texto: Prof. João Batista)
Hoje alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Santa Mônica, foram assistir um espetáculo circense, como parte do projeto Escola vai ao circo.
"Circo é arte, uma arte cada vez mais esquecida e superada pelas diversões modernas, tecnológicas.
Nossos alunos precisam conhecer o circo, seus números, a felicidade de rir com o simples e belo e saber que como criança, a alegria do circo, as palhaçadas e as gargalhadas devem estar sempre dentro delas, afinal, são crianças. Mesmo vivendo em um mundo moderno e altamente tecnológico."

(Clic leia mais para ver mais fotos)

Escola confecciona tapetes coloridos para celebrar Corpus Christi

A celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira (15) teve missa e procissões, e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, pelas ruas de Breves.
Corpus Christi, que em português significa Corpo de Cristo, "mistério da eucaristia": o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Para a solenidade, a Paróquia de Santa Ana, organizou missa, além da procissão pelo centro da cidade.
Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.
A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja celebra a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.
Detalhe de um trecho dos tapetes de Corpus Christi confeccionado por alunos e funcionários da Escola Santa Mônica. (CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS)

Festa de 11º Ano de Aniversário da Escola

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Santa Mônica completa 11 anos existência dedicados a oferta de ensino de qualidade. Neste dia, alunos, funcionários de apoio, professores, coordenadores diretores e pais de alunos vieram aqui para celebrar o aniversário da escola.