Com o objetivo de promover o desporto escolar, como também
estabelecer uma maior integração entre alunos e professores, a Escola Santa
Mônica, abriu seus “III jogos internos” tendo como tema a Campanha da
Fraternidade 2017, “Biomas Brasileiros em defesa da vida”
As competições envolvem equipes do ensino fundamental I e
II, Integrando durante todo o evento alunos, servidores, e comunidade. As
atividades serão coordenadas pelas professoras de Educação Física Marciely Moreira
e Suely Miriam e contará com a colaboração de toda comunidade escolar.
Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação
Física a Concepção Pedagógica Competitiva a fim de despertar na sociedade
brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos
Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.
Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na
intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova
importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo
estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no
currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um
artigo que defende o direito a prática esportiva. O referido artigo declara:
“Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não
formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção
prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do
desporto de alto rendimento”.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar,
porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além
da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na
formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante
movimentação e aprendizagem.
(VEJA FOTOS NA GALERIA DE FOTOS)
Partindo desse princípio os jogos escolares são um trabalho
diversificado que visa, dentro do contexto escolar valorizar não só o esporte,
mas também todas as formas de movimentação que compõem o ambiente das aulas da
Educação Física, destacando-se neste processo os jogos tradicionais e os
criados pelos alunos de nossa instituição.
A prática esportiva como instrumento educacional visa ao
desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências
sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento
individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num
instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos
conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas vem sendo cada vez mais
valorizado, pela sociedade em geral. Não só por sua importância na melhoria da
qualidade de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural,
inclusão social e manutenção da saúde dos alunos.
As diferentes competências com as quais os estudantes chegam
à escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade
de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras pessoas,
explorar diversos ambientes, provavelmente suas competências serão restritas. A
escola, sendo pois, uma extensão do lar, deve propiciar estas atividades
diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a fim de prepará-las para o
exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar
determinadas atividades somente dentro de sua própria sala, o que leva a
conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no que se diz respeito
a área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão entre classes de
mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que levarão aos
alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para o
fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, os Jogos
Internos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Santa Mônica se propõem a desenvolver
atividades e competições em todos os segmentos que estão divididos em
categorias de acordo com a faixa etária, e estimular a criatividade por meio da
valorização dos jogos criados pelos alunos.
Acreditamos que valores como socialização, responsabilidade,
cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável
podem ser alcançados por meio da prática esportiva, fazendo das práticas de
atividades físicas coletivas na escola um importante elemento humanizador para
preparação de jovens e crianças na vida em sociedade.