"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

III Jogos Internos da Escola Santa Mônica




Com o objetivo de promover o desporto escolar, como também estabelecer uma maior integração entre alunos e professores, a Escola Santa Mônica, abriu seus “III jogos internos” tendo como tema a Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas Brasileiros em defesa da vida”
As competições envolvem equipes do ensino fundamental I e II, Integrando durante todo o evento alunos, servidores, e comunidade. As atividades serão coordenadas pelas professoras de Educação Física Marciely Moreira e Suely Miriam e contará com a colaboração de toda comunidade escolar.
Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitiva a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.
Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
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Partindo desse princípio os jogos escolares são um trabalho diversificado que visa, dentro do contexto escolar valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo os jogos tradicionais e os criados pelos alunos de nossa instituição.
A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas vem sendo cada vez mais valorizado, pela sociedade em geral. Não só por sua importância na melhoria da qualidade de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural, inclusão social e manutenção da saúde dos alunos.
As diferentes competências com as quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes, provavelmente suas competências serão restritas. A escola, sendo pois, uma extensão do lar, deve propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a fim de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, os Jogos Internos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental  Santa Mônica se propõem a desenvolver atividades e competições em todos os segmentos que estão divididos em categorias de acordo com a faixa etária, e estimular a criatividade por meio da valorização dos jogos criados pelos alunos.
Acreditamos que valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em sociedade.