"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Retiro Espiritual de Quinta Feira Santa

Foto no páteo da Escola

Hoje 29 de março (Quinta Feira Santa), no espaço de eventos da Escola Santa Mônica, em um momento de meditação, silêncio, contemplação e partilha da palavra de Deus. Todos os funcionários da escola reunidos com o Frei Juan Manuel (Coordenador Geral da Escola), se colocaram em atitude de oração e contato íntimo e profundo com Deus, na Leitura Divina do Evangelho de Marcos 10,46-52.

O momento foi também de reflexão do exercício da interioridade agostiniana. Somente quando tivermos encontrado a nós mesmos, ensina-nos Santo Agostinho, quando tivermos reconquistado nossa humanidade perdida, livrando-a da escravidão de paixões transitórias, poderemos reencontrar também Deus e, daí, a felicidade.

A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.


A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!

Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus.