"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Escola participa da Feira do Livro em Breves

A Escola Santa Mônica participou do momento cultural da Feira do Livro, oportunidade em que  alunas do bloco de alfabetização, apresentaram em forma de dança a “Historia de uma Gata”, representando a escola.
O evento foi realizado na Praça do Operário, e teve como objetivo fomentar a promoção do livro e da leitura em espaços públicos, publicitar os escritores locais ora antes anônimos, bem como homenagear o jornalista e escritor Paulo Renato Bandeira, que contribuiu no campo da cultura brevense.

Tendo como objetivo principal, promover e facilitar o acesso ao livro e a leitura; proporcionar a comunidade momentos de aprendizagem e lazer; sensibilizar a população da importância e valorização dos livros distribuídos nas escolas; valorizar o trabalho literário dos escritores locais e suscitar o espírito literário na juventude brevense.

CLIQUE CONTINUAR PARA VER MAIS FOTOS

III Jogos Internos da Escola Santa Mônica




Com o objetivo de promover o desporto escolar, como também estabelecer uma maior integração entre alunos e professores, a Escola Santa Mônica, abriu seus “III jogos internos” tendo como tema a Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas Brasileiros em defesa da vida”
As competições envolvem equipes do ensino fundamental I e II, Integrando durante todo o evento alunos, servidores, e comunidade. As atividades serão coordenadas pelas professoras de Educação Física Marciely Moreira e Suely Miriam e contará com a colaboração de toda comunidade escolar.
Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitiva a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.
Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
(VEJA FOTOS NA GALERIA DE FOTOS)

Dia das Crianças no Mundo Mágico

Escola Santa Mônica comemora o Dia das Crianças, no mundo mágico do conto de fadas.
Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua tristeza é momentânea. De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um paraíso, mas a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo. Me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.

Feliz Dia das Crianças!
(VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE FOTOS OU CLIC AQUI)