"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Escola Santa Mônica mantém a tradição de Coroar Nossa Senhora


A Escola Santa Mônica renovou este ano, o Ato de Coroação de Nossa Senhora, em uma solenidade que ficou marcada pela unidade e comunhão escolar. Alunos, professores e coordenadores de ensino da educação infantil; fundamental menor, e fundamental maior, mantiveram a tradição do ato de Coroação de Nossa Senhora, emocionando pais de alunos e convidados que lotaram o ginásio de esportes da cidade.
Frei Juan Manoel (Coordenador Geral da Escola), abriu a solenidade recebendo a imagem de Nossa Senhora da Consolação, dos alunos do ensino fundamental maior, e abençoou todas as pessoas presentes.
A Coroação de Nossa Senhora é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e portanto, é Nossa MÃE, constituída por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, no derradeiro momento da sua vida , quando encerrou o seu Divino testamento e morreu numa Cruz, em Jerusalém.
Então a solenidade deve se revestir da maior pompa, respeito e profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera da Comunidade e a grandeza do amor de seus membros, que será traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que puderem demonstrar durante a cerimônia.
De um modo geral, a imagem de Nossa Senhora é colocada na parte mais alta de um “Altar Preparado”. De um lado e de outro se colocam degraus de acesso, que convergem para um pequeno patamar atrás da imagem.


A origem das coroações a Nossa Senhora.
A tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280. “Na Europa, é no mês de maio que são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela no Carmelo”.
A tradição chegou ao Brasil através dos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. A tradição se solidificou no século XIV, em Paris. “A figura de Maria ganhou destaque em Paris. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de jóias, então, surgiu as coroações. Foi São Felipe Neri, que começou a dedicar o mês de maio à Maria fazendo a ela homenagens com flores”.
As homenagens são uma forma de devoção. “Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor a Mãe de Deus e a nossa Mãe. O que forma o catolicismo é, a Eucaristia, Maria e o Papa. Devotar um mês a Maria é dizer que Maria é também nossa Mãe e companheira de caminhada. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha”.

Por que coroamos a Mãe de Deus?
A Mãe de Deus realmente merece uma coroa, merece essas conquistas de amor. Mas, qual o significado por trás desse ato? O que significa coroar Maria?  Coroar Nossa Senhora significa ter a ousadia de anunciar a todo mundo a soberania da Mãe do Senhor. “Coroar” é um ato ousado, e trata-se de reconhecer, de anunciar, uma verdade: que Maria é Rainha.
Jesus, o Salvador, é rei em primeiro lugar por herança, em segundo lugar em virtude da conquista e finalmente, por eleição. De igual modo podemos dizer que a Mãe de Deus foi constituída Rainha por direito de herança, por seu Filho, mas também conquistou o título de Rainha.
Assim, Maria é Rainha por ELEIÇÃO, porque desde a eternidade foi pensada por Deus e escolhida para ser a Mãe de seu Filho; também é Rainha por DIREITO, por conquista, já que foi a auxiliar e consorte permanente de Jesus em toda a Obra da redenção; e é Rainha por HERANÇA, já que mereceu o reinado como Mãe do Messias.

O que Jesus possui por direito, deve ser concedido à Mãe por justiça. Vemos o Deus Homem, Jesus Cristo, como Rei do céu e da terra, antes de tudo como pessoa divina. Mas vemos igualmente a união hipostática, isto é, a misteriosa união da natureza divina com a natureza humana. Ele é Rei por eminência. E a Mãe de Deus? A ordem hipostática exige que reconheçamos a Mãe de Deus como a grande Rainha do céu e da terra.

Se a Mãe já tem uma coroa, por que coroá-la novamente?
É costume renovar a coroação de Nossa Senhora em momentos especiais. Mas, se a Mãe de Deus já ostenta uma coroa, por que coroá-la de novo? “Não é nosso ato de coroação que a tornará Rainha. No entanto, faz diferença se a elegemos como nossa Rainha, entregando-lhe a responsabilidade por nossas vidas, nosso futuro, nossa aspiração à santidade, escolhendo-a como Rainha e Educadora”.

A coroação é um sinal e expressão do amor que nasce do reconhecimento. A experiência de sentir-se amado pela Mãe de Deus faz crescer a confiança, a necessidade e a felicidade de coroar. “Quanto mais nos aprofundamos, pela vida e pelo amor, nas glórias e no poder da Mãe de Deus, tanto mais gostaríamos de repetir sempre de novo a grande cerimônia da coroação”.