"O conhecimento enriquece a alma" (Santo Agostinho)

Dia do Folclore na Escola



http://santamonicafotos.blogspot.com.br/2015/08/dia-do-folclore-2015.html
CLICK NA FOTO PARA VER MAIS FOTOS
O ensino do folclore ainda segue sendo preservado. A Escola Santa Mônica encerrou a Semana do Folclore hoje, e envolveu  alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
O objetivo da Semana do Folclore em nossa escola foi:
-Repassar valores culturais.
-Resgatar a importância do Folclore.
-Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
-Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
-Socializar.
-Estimular o ritmo.
-Desenvolver a linguagem oral e escrita.
-Desenvolver a criatividade.
Em cada dia da semana, foram propostas atividades visando resgatar a cultura popular.

No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Explicamos o que é folclore: lendas, superstições, brincadeiras, adivinhas e algumas lendas foram sugeridas para apresentações realizadas pelas turmas no dia do folclore :
- Lenda do Saci, Lenda da mula sem cabeça, Lenda do Boto, Lenda do Boitatá, Lenda do Curupira, Lenda do Boi Bumbá, Lenda da Cuca, Lenda da Mandioca, Lenda da Iara, Lenda da Vitória Régia.

No encerramento da Semana trabalhamos com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de danças, desenhos, recortes e colagens.
A festa transformou-se em aula, trabalhamos com adivinhas, lançando desafios de perguntas: *O que é, o que é?

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (incluindo no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o arqueólogo inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.
Sabemos que o folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e cotejá-las com as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.

Muitos escritores extraem do folclore a base de sua obra. É o caso, no Brasil, do paraibano Ariano Suassuna. Entre os folcloristas brasileiros, os mais notáveis são Mário de Andrade e Câmara Cascudo. Desse último partiu a confecção do grande Dicionário do Folclore Brasileiro, obra monumental que mantém viva a cultura popular das várias regiões do Brasil.
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.